terça-feira, 30 de agosto de 2011

Foto postada no Facebook mostra possível assassinato de criança negra


Divulgação
Facebook



Autoridades ainda não sabem se a foto é real, mas investigam o pefil de nome "Eugene Terrorblanche"



Na África do Sul, autoridades investigam uma fotopostada no Facebook, mostrando um homem branco com um rifle nas mãos e uma criança negra, provavelmente morta, a seus pés. A foto choca pois o homem parece estar celebrando a morte do pequeno. (Para ver a imagem, clique aqui).

A imagem foi postada pelo perfil de "Eugene Terrorblanche", nome que faz menção ao líder do grupo neo-facista e de supremacia branca Afrikaner Weerstandsbeweging. O perfil possui cerca de 590 "amigos".

O autor - ou autores - da foto, o criador do perfil e aqueles que viram a foto e não denunciaram estão sendo procurados. Todos enfrentarão processos e podem ser condenados à prisão, independentemente se a foto for verídica ou não. O porta-voz da polícia africana Zweli Mnisi disse para o periódico Times Live  que "se, de fato, a imagem reflete um incidente real, os responsáveis devem ser severamente punidos".

Alguns grupos de defesa à criança dizem que a produção e divulgação da imagem viola diversas leis, incluindo a Lei da Criança. E, claro, choca.

O usuário possui poucos detalhes em seu perfil. Anteriormente, a página trazia o nome de "Wit AWB Wolf", também em menção ao grupo neo-facista, e o usuário alegava ser vendedor de armas de choque e sprays de pimenta.

Especialistas em imagens dizem que é difícil descobrir se a foto é autêntica ou não. Mas as autoridades esperam que alguém reconheça e que amigos que o conhecem, apresentem informações às autoridades.

"A partir do momento que uma imagem é postada na internet, ela nunca mais poderá ser apagada. Assim, por exemplo, esta imagem de ódio será vinculada a este jovem e a essa criança pelo resto de suas vidas. Esta é uma grave violação ao bem-estar e privacidade desta criança", disse Germaine Vogel, advogado, e que considerou a imagem "abominável".

A polícia, provavelmente, irá contatar o Facebook para ajudá-la: "Esta é uma clara violação das políticas do Facebook e estou certo que eles vão reagir e ajudar nas investigações", disse Paul Jacobson, advogado especializado em mídias digitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS TRES SITES JUNTOS DO CARTEIRO LIGEIRINHO,DEFICIENCIAS EM EVIDENCIA E AGORA DEFICIENCIAS ON LINE

OS TRES SITES JUNTOS DO CARTEIRO LIGEIRINHO,DEFICIENCIAS EM EVIDENCIA E AGORA DEFICIENCIAS ON LINE

Arquivo do blog