segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ONG ajuda deficientes na conquista de espaço no mercado de trabalho



Avape treina para atividades onde cada profissional pode se destacar. 
Também prepara empresas para receber os funcionários especiais.

Como qualquer profissional, as pessoas com deficiência querem conquistar espaço no trabalho e serem reconhecida pelo talento. Superar o preconceito é o desejo e o direito de todas elas. Não faltam exemplos de sucesso.
Um cérebro brilhante preso num corpo deficiente. O físico britânico, doutor em cosmologia, Stephen Hawking talvez seja o exemplo mais conhecido da capacidade das pessoas com deficiência. Ele tem esclerose lateral amiotrófica. Por causa da doença, Hawking perdeu o movimento dos braços e pernas. Hoje, só fala por um sintetizador de voz.
Hawking ganhou prêmios, escreveu livros e é considerado um gênio. Ele conseguiu que as pessoas enxergassem além da aparência. É por isso que lutam todas as pessoas deficientes.
A analista de RH Sheila Cassin se formou em psicologia, fez duas pós-graduações e intercâmbio nos Estados Unidos. Apesar desse currículo, por muito tempo ela só conseguiu cargos de auxiliar administrativa. “Tem muito a ser feito. As pessoas hoje têm aquele critério que pessoas com deficiência são pessoas incapacitadas. O que você vê é um monte vagas de operador e auxiliar, como se a pessoa não pudesse progredir e ir adiante com seu estudo”, reclama.
Desde pequena, a recepcionista Tamara Regina de Souza tinha muita dificuldade na escola, principalmente em matemática. Mas ela só descobriu que tinha uma deficiência aos 19 anos, quando começou a procurar emprego e não conseguia. Ela procurou a Avape, Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência. “Eu aprendi a trabalhar em equipe. Eu aprendi a trabalhar sob pressão”, diz.
Há três anos, Tamara trabalha como recepcionista num hospital. A adaptação foi fácil, especialmente para a gerente de atendimento Marlene Campos da Silva, chefe de Tamara. “Eu tenho um filho especial. A minha preocupação era a aceitação dos outros funcionários com ela”, explica.
Hoje, Tamara treina as novatas. “Tudo que eu faço foi a Tamara que me ensinou. Ela tem muita paciência”, avalia a recepcionista Fernanda Cristina De Souza.
Há três anos, Eduardo Ferreira Silva Filho está na área de atendimento aos clientes de uma agencia bancária. Para receber e integrar um funcionário especial é preciso ter o apoio de todo o time.
“A gente precisou fazer toda uma sensibilização e também fez o treinamento para a equipe. A gente reforça muito isso na comunicação para as pessoas sempre estarem atentas à questão da diversidade como um valor”, lembra Patrícia Frischinetti, especialista em diversidade.
Eduardo também teve uma atenção especial. “A gente trabalhou muito com ele a questão de autoestima, de localizar o seu espaço dentro da empresa, de que ele tinha talento, de que ele contribui para a organização. Hoje, a gente vê que ele foi muito além do que a gente poderia imaginar”, avalia Frischinetti.
Edi Carlos de Souza trabalhou 12 anos em uma metalúrgica. Quando perdeu o emprego, chegou a pensar em aposentadoria. Dois meses depois, ele já estava trabalhando como teleoperador na Avape.
“É um empreendimento que foi financiado e trabalhado em parceria com o BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Nosso objetivo principal é captação de recursos através da prestação de serviço de contact center para clientes e pessoas que necessitem dessa atividade”, detalha Izabel Romeiro, gerente de operações.
O call center da Avape tem cerca de 400 funcionários. “Em torno de 70% deste número de pessoas são pessoas com deficiência. O mercado de call center hoje cresce na taxa de 15% a 20% ao ano pelas estatísticas. Então, existe um grande potencial para que as empresas voltadas para essa área ou empresas que precisem desses serviços possam abraçar a causa da inclusão da pessoa com deficiência. É uma atividade que permite perfeitamente adaptações”, completa Izabel.
 

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